Glossário de Testes de Software P

 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


painel de instrumentos
Uma representação de medições dinâmicas do desempenho operacional para alguma organização ou atividade, utilizando métricas representadas por metáforas, como indicadores visuais, contadores e outros dispositivos semelhantes aos do painel de instrumentos de um automóvel, de modo a que os efeitos de eventos ou atividades possam ser facilmente compreendidos e relacionados com objetivos operacionais.
par definição-uso
A associação de uma definição de variável com o uso subsequente dessa variável.
partição de equivalência
Subconjunto do domínio de valor de uma variável dentro de um componente ou sistema para o qual se assume, baseado na especificação, que todos os valores devem ser tratados da mesma forma.
particionamento por equivalências
Uma técnica de teste caixa-preta na qual os casos de teste são concebidos para executar partições de equivalência usando um membro representativo de cada partição.
participante do teste de usabilidade
Um utilizador representativo que resolve tarefas típicas num teste de usabilidade.
passeio
Conjunto de testes exploratórios organizados em torno de um foco especial.
percentagem de deteção de defeitos
Número de defeitos encontrados por um nível de teste divididos pelo número encontrado por esse nível de teste e por qualquer outro meio posterior.
perfil de carga
Documentação que define um número específico de utilizadores virtuais que processam um conjunto definido de transações durante um período de tempo especificado a que um componente ou sistema em teste pode estar sujeito em produção.


perfil operacional
Padrão de uso real observado ou previsto do componente ou sistema.
pharming
Um ataque de segurança destinado a redirecionar o tráfego de um site para outro site fraudulento sem o conhecimento ou consentimento do utilizador.
phishing
Uma tentativa de obter informações pessoais ou sensíveis, mascarando o seu autor como uma entidade confiável numa comunicação eletrónica.
pirâmide de teste
Modelo gráfico que representa a relação da quantidade de testes por nível, com mais testes na parte inferior do que na parte superior.
planeamento de testes
A atividade de estabelecer ou atualizar um plano de testes.
planeamento poker
Técnica de estimativa baseada em consenso, principalmente usada para estimar o esforço ou o tamanho relativo das “user stories” no desenvolvimento ágil de software. É uma variação do método Delphi Wideband utilizando um conjunto de cartões com valores que representam as unidades em que a equipa estima.
plano de melhoria de testes
Plano para atingir objetivos de melhoria do processo de teste com base numa compreensão completa dos atuais pontos fortes e fracos dos processos de teste e dos respetivos ativos de teste da organização.
plano de revisão
Documento que descreve a abordagem, os recursos e o cronograma das atividades de revisão previstas. Este documento identifica, entre outros: os documentos e o código a serem revistos, os tipos de revisão a serem usados, os participantes e os critérios de entrada e saída a aplicar em caso de revisões formais, bem como a lógica para a sua escolha. É um registo do processo de planeamento de revisão.
plano de testes
Documentação que descreve os objetivos do teste a serem alcançados e os meios e o cronograma para os alcançar, organizada para coordenar as atividades de teste.
plano mestre de testes
Plano de testes utilizado para coordenar múltiplos níveis de teste ou tipos de teste.
plano para um nível de testes
Plano de teste que normalmente aborda um nível de teste.
política de segurança
Um documento de alto nível que descreve os princípios, a abordagem e os principais objetivos da organização em relação à segurança.
política de teste
Documento de alto nível que descreve os princípios, a abordagem e os principais objetivos da organização em relação aos testes.
portabilidade
Capacidade de um componente ou sistema ser transferido de um ambiente de hardware, software, operacional ou de uso para outro.
pós-condição
O estado esperado de um item de teste e o respetivo ambiente no final da execução do caso de teste.
pré-condição
O estado necessário de um item de teste e do respetivo ambiente antes da execução do caso de teste.
preparação de dados de teste
Atividade para selecionar dados a partir de bases de dados existentes ou para criar, gerar, manipular e editar dados para teste.
prioridade
Nível de importância (de negócio) atribuído a um item, por exemplo, um defeito.
PRISMA
Abordagem sistemática de testes baseada na avaliação do risco que emprega a identificação e análise de risco do produto para criar uma matriz de risco do produto baseada na probabilidade e impacto. O termo é derivado da gestão de risco do produto.
privacidade de dados
A proteção de informações pessoalmente identificáveis ou outras informações sensíveis contra a divulgação indesejada.


probabilidade do risco
A probabilidade estimada de um risco se tornar um resultado ou evento real.
procedimento de segurança
Um conjunto de passos necessários para implementar a política de segurança e os passos a serem adotados em resposta a um incidente de segurança.
procedimento de teste
Uma sequência ordenada de execuções de casos de teste e quaisquer ações associadas que possam ser necessárias para configurar as pré-condições iniciais e quaisquer atividades de finalização pós-execução.
processo de teste
Conjunto de atividades inter-relacionadas que incluem o plano de teste, a sua monitorização e o controlo, bem como a análise de teste, a conceção, a implementação, a execução e a conclusão do teste.
Processo Sistemático de Avaliação e Teste
Metodologia de teste estruturada também utilizada como modelo baseado em conteúdo para melhorar o processo de teste. O STEP (Systematic Test and Evaluation Process) não requer que as melhorias ocorram numa ordem específica.
Processos Críticos de Teste
Um modelo baseado em conteúdo para a melhoria de processos de teste, construído em torno de doze processos críticos. Estes incluem processos altamente visíveis através dos quais os pares e a administração avaliam a competência e os processos críticos de missão em que o desempenho afeta os lucros e a reputação da empresa.
proteção contra erro do utilizador
O grau em que um componente ou sistema protege os utilizadores contra erros.