Glossário de Testes de Software D

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


dados de teste
Dados necessários para a execução do teste.
debugging
O processo de procurar, analisar e remover as causas de falhas num componente ou sistema.
decifração de palavra-passe
Um ataque de segurança que recupera palavras-passe secretas armazenadas num sistema informático ou transmitidas através de uma rede.
decisão
Um tipo de declaração em que uma escolha entre dois ou mais resultados possíveis controla o conjunto de ações resultantes.
defeito
Imperfeição ou deficiência num produto de trabalho, em que o mesmo não cumpre os seus requisitos ou especificações.


defeito não detetado
Um defeito que não foi detetado num nível de teste anterior, o qual devia encontrar esse tipo de defeitos.
definição de perfil operacional
Processo de desenvolvimento e implementação de um perfil operacional.
densidade de defeitos
Número de defeitos por tamanho de unidade de um produto de trabalho.
densidade de defeitos do código de automação
A densidade calculada de um componente do código de automação de testes.
desaceleração
Técnica para diminuir a carga num sistema de forma mensurável e controlada.
desenvolvimento ágil de software
Grupo de metodologias de desenvolvimento de software com base no desenvolvimento incremental iterativo, em que os requisitos e as soluções evoluem através da colaboração entre as equipas multifuncionais auto-organizadas.
desenvolvimento guiado por funcionalidades
Um processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental orientado a partir duma perspetiva de funcionalidade valorizada pelo cliente. O desenvolvimento guiado por funcionalidades é usado principalmente no desenvolvimento ágil de software.
desenvolvimento orientado a comportamentos
Abordagem colaborativa para o desenvolvimento em que a equipa se concentra em fornecer o comportamento esperado de um componente ou sistema para o cliente, formando assim a base para o teste.
desenvolvimento orientado a testes
Técnica de desenvolvimento de software na qual os casos de teste são desenvolvidos e, muitas vezes, automatizados, e só posteriormente é que o software é desenvolvido, incrementalmente, para passar esses casos de teste.
desenvolvimento orientado a testes de aceitação
Abordagem colaborativa para o desenvolvimento em que a equipa e os clientes usam a linguagem de domínio dos clientes para entender os respetivos requisitos, formando assim a base para testar um componente ou sistema.
diagrama causa-efeito
Uma representação gráfica usada para organizar e apresentar as inter-relações de várias causas possíveis para um problema. As possíveis causas de um defeito ou falha real ou potencial são organizadas em categorias e subcategorias numa estrutura horizontal em árvore, com o (potencial) defeito ou falha no nó raiz.
diretor de testes
Gestor sénior que gere e supervisiona os gestores de testes.
diretriz da interface do utilizador
Uma regra ou recomendação específica de baixo nível para a conceção da interface do utilizador que deixa pouco espaço para interpretação, de modo a que os designers a implementem de forma semelhante. É frequentemente utilizado para garantir a consistência na aparência e no comportamento da interface do utilizador dos sistemas produzidos por uma organização.
Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web
Uma parte de uma série de diretrizes de acessibilidade da Web publicadas pela Web Accessibility Initiative (WAI) do World Wide Web Consortium (W3C), a principal organização internacional de normas para a Internet. Consistem num conjunto de diretrizes para tornar o conteúdo acessível, principalmente para pessoas portadoras de deficiência.
disponibilidade
O grau em que um componente ou sistema está operacional e acessível quando necessário para uso.